fbpx

Dicas para passar no concurso do Banco do Brasil

As provas do concurso Banco do Brasil estão confirmadas para o domingo, 26 de setembro, em todo o país.

Os 1.645.975 inscritos já podem acessar o cartão de confirmação de inscrição no site da Fundação Cesgranrio, organizadora.

Como está a sua preparação nesse reta final?

Sabemos que, via de regra, passar em concurso público é uma questão de tempo e dedicação aos estudos, com uma rotina adequada às particularidades de cada um.

No entanto, receber conselhos das pessoas certas pode fazer a diferença na hora sua prova. Por isso, reunimos algumas dicas para passar no concurso do Banco do Brasil segundo os professores da Folha Cursos para o cargo de agente comercial.

É só conferi-las abaixo e acrescentar nesses últimos dias de preparação!

Dicas para passar no concurso Banco do Brasil

Se você sonha em se tornar escriturário do Banco do Brasil, essas dicas podem ajudar nas suas últimas semanas de estudo (Foto: Unsplash)

Informática para concurso Banco do Brasil

Segundo o professor Eduardo Benjamin, em Informática, o aluno deve estar atento aos sistemas operacionais.

No caso do Windows, mais especificamente ao modo de operação através da Interface Gráfica de Usuário (GUI). Por exemplo, “ao se dar duplo clique numa pasta, qual a ação poderá ser feita em relação à pasta”.

Nesse sentido, atenção também às principais funcionalidades e recursos deste sistema, além das teclas de atalho.

Já em relação ao Linux, fique atento aos comandos que podem ser executados a partir do terminal Linux. A título de exemplificação, “o comando find /-name ‘ * ‘ é um comando para encontrar arquivos no Linux.

No Linux, o caminho de diretório é representado pela barra normal / enquanto no Windows, é a contra barra \. Já o * é um caracter ambíguo (coringa) que significa tudo ou quaisquer caracteres.

Pacote Office

“Sobre o pacote Office (Word, Excel e PowerPoint) muita atenção aos recursos que foram implementados no Office 365 (assinatura da Microsoft)”, pede o professor.

Além das funcionalidades tradicionais, alguns dos novos recursos são:

  • No Word, um editor de revisão de texto e um botão de ditar que permite que o usuário gere texto por ditado
  • No Excel, o preenchimento dinâmico
  • Recebimento de legendas no PowerPoint

Segurança

Das dicas para passar no concurso do Banco do Brasil, na parte de segurança da informação, que se torna cada vez mais importante na matéria de Informática, Eduardo Benjamin recomenda baixar a cartilha do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança (Cert).

Somado a isso, reforçar os pontos apresentados nas videoaulas da Folha Cursos com com temas relacionados a:

  • Certificação Digital
  • Procedimentos de segurança com as mídias de arquivos
  • Técnicas de endurecimento (hardening) da segurança com foco na infraestrutura de TI

Também não deixe de estudar malwares e golpes pela Internet, pois sempre são cobradas questões relacionadas a esses assuntos.

Rede de computadores

Sobre rede de computadores, internet e correio eletrônico temos que ter atenção desde conceitos básicos como PAN, LAN, MAN, WAN, Internet, Intranet, extranet e VPN.

Também precisam de atenção redobrada assuntos como protocolos de internet (e de redes Wifi), seus serviços e suas portas de comunicação.

Componentes de redes são cobrados como switch, roteador, access point, tipos de cabos, métodos de acesso (Wifi, Bluetooth, 4G, 5G) e os tipos de modens (ADSL, CABLE MODEM, BPL).

O professor pede cuidado com a estrutura do IPv6 que paulatinamente vem substituindo o IPv4.

Ainda pode cair na prova a Internet das coisas (IoT), modos de utilização de navegadores e correio eletrônico.

Nesse contexto, um assunto com potencial é as redes sociais, suas características e as plataformas colaborativas que estão em moda como o ambiente Google (Meet, Agenda, Forms, Drive, Hangout, etc).

Folha Cursos Banco do Brasil - Agente Comercial

Matemática para concurso Banco do Brasil

Para Matemática Financeira, o professor Angelo Primo recomenda reforçar as teorias, pois podem aparecer perguntas. Nos juros simples e compostos, as questões envolvem cálculo de prestações.

Inclusive, quanto ao cálculo dos juros, cuidado com as equações de 1º e 2º grau, equações exponenciais e logaritmos. Uma dica do especialista é observar a possibilidade de calcular os juros compostos por aproximação dos juros simples.

“Uma surpresa seria cálculo dos juros partindo de uma divisão proporcional”, acrescenta.

Já em sistemas de amortização, pode haver leitura de planilhas. Nesse caso, lembre-se que o sistema de amortização constante é uma progressão aritmética.

Porcentagem

Na Matemática, cuidado com questões que apresentam assuntos combinados. Por exemplo, determinantes, logaritmos, exponenciais e equações.

O assunto matriz pode aparecer como interpretação e possibilitando a introdução de progressão aritmética e geométrica. Também pode ser cobrado junto com a matriz assuntos como a razão.

O destaque é para a porcentagem, que cabe em qualquer situação.

Como dicas para passar no concurso Banco do Brasil, o professor Angelo acrescenta que não pode faltar sistema de equações com cara de situação problema, assim como regra de três.

A aritmética pode ser cobrada como raciocínio aritmético. O mesmo vale para as operações que apresentam os valores cifrados.

O assunto proposição pode parecer meio perdido na Matemática, já que, tradicionalmente, as questões versam sobre a negação lógica de proposições categóricas. No entanto, a surpresa pode ser as negações e equivalentes das proposições compostas.

“Faça essas questões com muita atenção, pois existirá pelo menos uma questão ‘fácil’ para que ninguém zere e seja eliminado por esse critério”, deixa como dica final.

Inglês para concurso Banco do Brasil

Agora que faltam algumas semanas para a prova, o professor de Inglês, Roberto Witte, sugere que os candidatos peguem as últimas três provas para o concurso. Junto com elas, utilizem o material fornecido pela Folha Cursos para o exame do Banco do Brasil.

Com isso, ele aconselha estudar meia hora por dia sem pular dias, o que inclui final de semana. Assim, quem vai fazer a prova conseguirá entender como o conteúdo de Inglês é cobrado.

Para memorizar vocabulário, ele sugere sempre revisar o que estudou antes de dormir, com entre cinco e seis minutos.

“O cérebro aprende durante a noite”, explica o professor. “Durante a noite você vai ter o seu cérebro ‘ruminando’ o que você estudou de Inglês.”

Ao acordar, a dica é relembrar o conteúdo que você revisou no dia anterior com uma leitura. E assim, repetir o processo sucessivamente.

Conhecimentos Bancários para concurso Banco do Brasil

Segundo um levantamento feito pela professora de Conhecimentos Bancários e Atualidades do Mercado Financeiro, Amanda Aires, 68,77% de cerca de 400 das últimas questões da Cesgranrio de Conhecimentos Bancários versaram sobre um único assunto: Sistema Financeiro Nacional (SFN).

“Não há como eu chegar na prova e dizer ‘não vou gabaritar Sistema Financeiro Nacional’”, ressaltou Amanda Aires.

Na sua última revisão, ela enfatizou a importância da resolução de questões com assuntos dentro do SFN, como a administração de carteiras e custódia de valores mobiliários e os órgãos normativos do Conselho Monetário Nacional.

Além disso, também é importante o entendimento de assuntos atuais. Por exemplo, o candidato precisa ter conhecimento do motivo que leva o Banco Central a elevar a taxa de juros para segurar a inflação.

Agora que você pegou as dicas para passar no concurso do Banco do Brasil, vamos colocá-las em prática?

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *