fbpx

Estudar para concursos de tribunais vale a pena?

Em algum momento, quem está estudando para vários tribunais de justiça pode ter se perguntado: será que estudar para tribunais vale a pena?

É muito normal que quem está se preparando para um órgão em um estado resolva aproveitar os estudos para outros, com o intuito de aumentar as suas chances de ingressar no serviço público.

Tomar essa decisão depende das particularidades e da realidade de cada um. Ela cabe apenas a você.

Mas, se é o caso de precisar de uma inspiração, trouxemos hoje a história da Luiza Velloso, que está se preparando para o concurso de técnico judiciário do TJ RJ. Talvez, ele seja o empurrão que você precisa para decidir se estudar para tribunais vale a pena!

estudar para tribunais vale a pena

Ao todo, o Brasil tem mais de 90 tribunais, o que torna a área muito atrativa para quem deseja ingressar nela (Foto: Unsplash)

*Por Luiza Velloso

Um dos grandes erros que cometi, quando comecei a estudar para concursos, foi o de não focar em uma área. Isso é muito comum, principalmente se você for um aluno iniciante.

Tendemos a acreditar que quanto mais provas fizermos, maior a chance de sermos aprovados. Infelizmente, não é bem assim que funciona.

Se você estudar para provas de áreas diferentes, é como se estivesse “atirando para tudo quanto é lado”, mas sem ficar realmente competitivo em nada.

Estudar para tribunais vale a pena?

A grande vantagem de se estudar para a área de Tribunais é que existem 91 Tribunais espalhados pelo Brasil (e agora teremos 92, com a criação do TRF 6).

Dentre esses órgãos, vários deles são Federais, o que é uma vantagem em dobro. Se você for aprovado para algum deles, pode pedir permuta e retornar para o seu Estado de origem.

Já parou para pensar quantas boas oportunidades você pode encontrar nos próximos anos?

Se você vem estudando para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, tenho uma excelente notícia para te dar: você irá aproveitar boa parte do que estudou se decidir migrar para uma das duas grandes provas que estão previstas para 2022: o TJ MG e o TJ DFT.

Não é todo mundo que sabe, mas o TJ DFT é um Tribunal Federal! Além disso, é um concurso que historicamente costuma nomear muitos aprovados. Atualmente, existem 219 cargos vagos de Técnico Judiciário, e a expectativa é a de que a banca examinadora do concurso seja definida em breve.

Não cometa o erro de esperar algum desses editais serem publicados! Se você ainda não está estudando para nenhuma prova, comece já.

Se está estudando para o TJ RJ, aguarde a prova passar (não recomenda-se conciliar duas provas num pós-edital) e logo em seguida inclua no seu ciclo de estudos as seguintes matérias:

  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Português
  • Direito Penal
  • Direito Processual Penal
  • Informática
  • Direito Civil
  • Direito Processual Civil

Conheça a Folha Cursos

Se você, assim como a Luiza, está se preparando para a área de Tribunais, confira as opções na Folha Cursos! 

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Ademir disse:

    Boa tade sou aluno da folha, atualmente estou estudando para o INSS, e pretendo dar continudade no sestudos para crescer mais. Gostaria de saber de voçês em que área eu devo dar cntinuidade para aproveitar os estudos e as matérias já assimilados. estou terminando a faculdade de administração… por isso pretendo dar continuidade em carreiras administrativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *