fbpx

Revisão 24/7/30: o que é essa teoria?

A revisão é uma das etapas mais importantes do processo de estudos. É ela que vai fixar na sua memória os assuntos que você estudou e ajudar a superar a Curva do Esquecimento.

Existem diversas formas  e hoje vamos explicar apenas uma delas, a revisão 24/7/30.

Como o próprio nome diz, significa revisar os conhecimentos aprendidos a cada 24 horas, na última semana (sete dias) e o que está acumulado a cada 30 dias, ou seja, um mês.

Essa técnica pode ajudar muito quem tem problemas para a memorização, por estar sempre recorrendo a uma revisão periódica.

Vamos entender como ela funciona?

Uma das formas de revisão para concursos é a técnica de 24 horas, 7 dias e 30 dias

Uma das formas de revisão para concursos é a técnica de 24 horas, 7 dias e 30 dias (Imagem: Freepik)

O que é a Curva do Esquecimento?

Criada em 1885 pelo filósofo alemão Hermann Ebbinghaus, a Teoria da Curva do Esquecimento é uma representação gráfica de como a memória e a retenção de informações pelo cérebro.

Resumidamente, essa teoria diz que:

  • Em 20 minutos, você esquece 42% do que aprendeu
  • Depois de uma hora, esquece 56%
  • Em 30 dias, já se foram cerca de 80% dos conhecimentos que você adquiriu

É natural que o cérebro descarte certas informações com o tempo e retenha apenas aquelas que considera mais importantes.

Existem diversas técnicas para que o cérebro passe a entender o conteúdo dos estudos como algo que valha e pena ser armazenado, como associar essas memórias a afetos, a músicas e várias outras formas. E é aqui que entra a revisão.

Por que a revisão para concursos é importante?

É a revisão que vai fazer com que o estudante retenha o conhecimento adquirido e não esqueça os aprendizados que teve na sua hora de estudos.

A repetição do conteúdo levará à sua absorção máxima, já que o que estaria sendo deixado de lado pela Curva do Esquecimento será retomado.

Por isso, na hora da revisão dos estudos para concurso, é tão importante se ater aos assuntos mais cobrados pela banca e aos que você tem mais dificuldade.

O primeiro vai ser crucial para sua aprovação, enquanto o segundo é o que seu cérebro tem mais dificuldade de absorver, portanto, o que mais precisa ser revisto.

Para uma boa revisão, pode ser necessário um bom resumo. E um bom resumo deve ser feito com suas anotações, de forma curta e objetiva.

Na hora da revisão, você vai retomar essas notas, destacando as palavras-chaves e assuntos mais relevantes.

Não é só importante a revisão em si, como também saber a maneira certa de fazer a revisão, baseada nas descobertas mais recentes da ciência.

O ideal é sempre revisar todo o conteúdo, da maneira que seja! A revisão é parte do processo de aprendizado assim como o estudo da teoria e a resolução de questões.

O que é a revisão 24/7/30?

A regra 24/7/30, também conhecida como DSM 30, é uma forma de fazer revisão para concursos. Em resumo, a técnica 24/7/30 funciona da seguinte forma:

24 – Após 24 horas você deve revisar o que estou no dia anterior.

7 – Depois de uma semana, o que você estudou há sete dias.

30 – A cada 4 semanas, entre 28 e 30 dias, revisar todo o conteúdo estudado.

Segundo o CEO da Folha Dirigida, Ricardo Marsili, ela é uma técnica de revisão programada. São momentos de contato para reduzir a Curva do Esquecimento.

“Pela pesquisa de Ebbinghaus, ele sugeriu esses três dias de contato para você maximizar a retenção de conhecimento. Essa revisão mitiga esse problema de esquecer qualquer coisa, entre essas coisas as matérias importantes para você realizar o sonho de passar no concurso público.” 

Mas, precisamos enfatizar aqui: existem diversas outras técnicas de revisão além dessa. É preciso testar para saber qual funciona melhor para você. Revisar é essencial, ainda que de forma não tão rígida, se esse for o seu caso.

Como funciona a revisão 24/7/30

Quais são as vantagens da regra 24/7/30?

A principal vantagem da técnica é a sistematização do que é preciso revisar, de maneira que se torne um hábito.

Se você estudou por 10 horas em um mês, por exemplo, e não revisou nada, só conseguiu reter 20% do conhecimento.

Isso significa dizer que, dessas 10 horas, o seu cérebro conseguiu manter como informação conteúdos equivalentes a duas horas.

Lembra da Curva do Esquecimento?

Então, se você revisa a cada dia o que estudou há 24 horas, por exemplo, com certeza vai diminuir a taxa do que seu cérebro descarta diariamente.

“Não necessariamente todo mundo vai se adaptar a essa técnica, tem gente que não gosta de ter um regime de revisão tão rígido e está tudo bem”, afirma Ricardo Marsili. “O importante é que você revise, seja com resumo ou fazendo exercícios, em algum momento.”

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. JOSEANE disse:

    E depois dos 30.dia?😅

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *